Peixe de Aquário

13 novembro 2006

Feito Adão de manhãzinha

[NO PAPEL DE RASCUNHO: consta um poema meu hoje. O blog é da Virna Teixeira e podem marcar nos favoritos que sempre há poemas e traduções interessantes, eu mesma passo por lá todos os dias].

E blog é um troço que sempre suscita conversas. Publiquei o "poema que adoro" do Walt Whitman abaixo e disse que gostava dele assim, em inglês, simples e difícil ("a recriação gay da Criação"). O Marcelo Sahea comentou a postagem com uma tradução de um amigo, Ramsés Ramos (1962-1998) - achei boas as soluções. Aí vai para melhorar a segundona.



As Adam early in the morning

As Adam early in the morning,
Walking forth from the bower refresh’d with sleep,
Behold me where I pass, hear my voice, approach,
Touch me, touch the palm of your hand to my body as I pass,
Be not afraid of my body.



...Feito Adão de manhãzinha

... Feito Adão de manhãzinha
... Abrindo veredas refrescado pelo sono,
... Quando eu passar, por favor, ouça, venha,
... Toque-me, pouse a palma da mão em meu corpo
... - Não tenha medo do meu corpo.


Tradução de Ramsés Ramos
WHITMAN, Walt. Folhas da Relva / Leaves of Grass. Tradução e seleção de Ramsés Ramos. Brasília: Plano Editora: Oficina Editorial do Instituto de Letras UnB, 2001.

5 Comentários:

  • Ei, não conhecia esse blog da Virna, pra mim era só o Los Excessivos.

    Você reconheceu a nega maluca que tá numa foto no medianeiro? Dá mais uma olhadinha.

    Bjo.

    By Blogger Fábio Aristimunho, at 2:27 PM  

  • nada como dormir no inferno
    e amanhecer
    no paraíso
    ou vice-versa
    pra ser
    mais

    preciso


    abs de arrudA

    By Anonymous Anônimo, at 2:53 PM  

  • oi, Fabio Snp,
    pois é, o blog da Virna é esse - até por isso tem a plaquete "novos autores no papel de rascunho". ela posta quase dia sim, dia não.

    e ArrudA,
    obrigada pelo poema!

    beijinhos

    By Blogger ana rüsche, at 4:44 PM  

  • O Sol com seu sorriso
    No frio nos aquece
    Sorria sem ser preciso
    Pois de um Sorriso
    Ninguem se esquece


    esse foi minha mãe que fez.

    By Anonymous Anônimo, at 6:52 PM  

  • querida obrigada por esse WW de manhãzinha... beijo!

    By Blogger lilialvestilo, at 8:42 PM  

Postar um comentário

<< Home