Peixe de Aquário

03 dezembro 2006

visitas a rios de minha aldeia

Hoje a Av. Paulista completa 115 anos. O que essa data me faz perguntar é como que quanta gente de fora de São Paulo agüenta ler esse blog. Sim, grande parte dos visitantes mora longe, basta clicar no ícone ‘sitemeter’ ao final da página que mantenho estatísticas de acesso abertas. E eu quase só escrevo sobre eventos e acontecimentos aqui pertinho. E diferente de grandes amigos meus, sou uma das poucas paulistanas da turma.

Mas também gosto de ler sobre outras paragens, Rio, Salvador, Manaus, Maputo. E realmente sinto que não tem nada demais escrever sobre a minha vidinha de poucas estações de metrô e ônibus, entre a Av. Paulista, onde trabalho diariamente há 7 anos e o Centrão, onde estudei, sobre a Pça. Roosevelt, com incursões por Butantã-Pinheiros e moradia na Vila Madalena. Enfim, não dá para se falar de rios de outras aldeias.

E sobre rios de minha aldeia, aí vão quatro visitas:

primeira: o Paulo Ferraz agora mantém um blog! Grande parte de meu novo livro de poesia, Saraivada, serve para responder poemas que o Paulo escreveu e que eu gostaria de reescrever com outra dicção ou ponto de vista. aqui: http://denovonada.zip.net

segunda: o Dirceu Villa escreveu “uma reflexão sobre salieri e três poetas novos”: traça uma digressão sobre a questão do elitismo, da questão da hostilidade entre artistas e julgamentos sobre o que pode ser arte, no caso, poesia.
.
O Dirceu exemplifica seu ponto de vista a partir de análises de poemas de 3 poetas novos, a Angélica Freitas, o Ricardo Domeneck e com essa que te escreve. no Germina, leia aqui

Ainda do Dirceu Villa, estão ótimos os textos do Naberlinda: um conto, O dia em que o Cardeal Ratzinger acordou com dois chifres na cabeça, e uma tradução: encontraram texto que se supõe continuação do Drácula de Bram Stoker, descobertas sobre autoria que eriçam o meio acadêmico. Verdades ou não, o Dirceu traduziu a primeira carta, do Dr. Van Helsing a Jonathan Harker. leia aqui

terceira: o blog do Gegê. Faz um tempo, criamos um “blog-surpresa” ao Fabio Aristimunho, o Medianeiro, blog que pegou, como você deve saber. Bem, agora presenteamos um blog de “inimigo-secreto” ou algo que o valha para o Geraldo Vidigal, que escreve muito bem e não sai “do armário enquanto poeta”. Agora sai. http://dragaonajanela.blogspot.com

quarta: link da Folha Online sobre o livro “50 poemas escolhidos pelo autor” de Manuel Bandeira, que será publicado pela Cosac com um CD. No link, é possível escutar o poeta ele-mesmo recitando seco, meio bravo e com cantigas no meio, as meninas que cantam as roseiras, o pregão. Diferente. Arrepiei. ouça aqui

6 Comentários:

  • eu indo e vindo... heheh
    santos - são paulo
    são paulo - santos

    logo to de volta moça.. amanhã (segunda) eu desço, mas sabado to de volta pra Rave cultural na Casa das Rosas.. daí nem sei quando volto.. acho que só em janeiro... vou tirar minha carta (só pra usar em santos.. afinal o metrô e o buso continuarão meus amigos aqui em sampa).

    Adorei te ver ontem lá na "Outras Margens da Poesia"... hj, no programa EntreLinhas do canal Cultura, teve uma reportagem sobre a Biblioteca e depois uma entrevista com Glauco Mattoso.. num sei quando reprisa, mas se der.. assista! muito boa.

    eh isso.
    bjinhuuuuus

    By Anonymous Anônimo, at 10:41 PM  

  • é demais seu blog!!! linkei no meu.
    beijão

    By Anonymous Anônimo, at 3:36 AM  

  • Ana, obrigado pela insistência nas citações, vou me esforçar pra corresponder.

    Legal também o comentário da Cléo, que aparentemente mal sabe o que a espera, hahaha...bom vê-los ontem de novo!

    By Blogger Geraldo, at 3:37 PM  

  • Por isso estou eu aqui, de Belém. Abraço!

    By Blogger Edilson Pantoja, at 3:55 PM  

  • quanta coisa boa aqui!
    Saudades...

    By Blogger Leandro Jardim, at 9:23 PM  

  • Dona moça, acabo de ler o Dirceu na Germina e vejo que a senhorita está mesmo arrasando. Meus parabéns, queridíssima!
    Sobre o elitismo, isso que o Dirceu escreveu tem muita relação com o que Manuzita e yo discutíamos no sábado aqui em casa sobre poesia/poetas. Precisamos discutir isso lá na Roosevelt (se bem que você nos traiu e já viu Inocência outra vez).

    Beijoquinhas,
    Carol

    By Anonymous Anônimo, at 10:17 PM  

Postar um comentário

<< Home