Peixe de Aquário

08 dezembro 2006

Labirinto

"Mas suspeito que apenas alguns sairão abalados pelo golpe final, uma declaração quase insuportável de que a realidade e a imaginação estão divididas por um abismo instransponível e já não podem ajudar uma à outra nos dias de hoje; de que só resta, à imaginação fantasiosa, a nobre função de fuga dos horrores da vida real; de que uma e outra não podem mais andar de mãos dadas. A ficção está morrendo, ou, para não soar dramático demais, cada vez mais perdendo o valor ("O seu livro é autobiográfico?”, me pergunta um fantasminha nesse momento, com um sorriso cheio de sarcasmo estampado na cara - ele sabe, como eu, que a resposta não existe)".

Peguei esse trecho no blog do Galera, quando ele comenta O Labirinto do Fauno, filme de Guillermo del Toro - tem muito a ver com meu espírito por essa manhã. A foto é da Sissy Eiko.

Hoje cedo minha mãe contou aquela história dos jornais, da mãe de 21 anos em Taubaté que foi acusada de matar a filha dela, de dar cocaína para a menina. Que foi presa durante 1 mês. Que apanhou durante 37 dias presos. Que ganhou o apelido de monstro da mamadeira. Que teve o tímpano furado com uma caneta bic pelas detentas. Que teve o maxilar quebrado pelas 18 companheiras de cela. Que na verdade foi estuprada pelo residente e teve que ficar quieta. Que na verdade nunca deu cocaína para a filha. Que na verdade a filha morreu por excesso de remédios. Que na verdade ela seguia a receita. Que na verdade era um erro médico. Que na verdade era um boletim de ocorrência mal feito. Que na verdade era uma menina de 21 anos estuprada. Que na verdade a menina se chama Victória. Que na verdade era uma mãe que perdeu a filha. E que isso é verdade.

E depois?

A Bíblia nos responde com o "E disse-me: estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer." (Apocalipse 22.6)

E a gente responde com o quê, com ficção?
-

7 Comentários:

  • assim (infelizmente) caminha a humanidade...

    By Anonymous Anônimo, at 11:35 AM  

  • A gente responde com um sonoro grito. E vômito. E protesto.

    Beijos,
    Carol

    By Blogger Carol M., at 12:08 PM  

  • Pois é, Ana, por isso a poesia e a ficção têm estado longe de mim nos últimos tempos, a realidade está agressiva demais, criar um mundo perfeito de palavras não é o correto, nem se pense em querer simplesmente copiar o mundo. Falta algo, falta algo para nós, todos nós. Beijos, putz, e chamar-se Victória é dessas armadilhas que a vida guarda para que um dia fique claro o quanto somos fracos... vitória...

    By Anonymous Anônimo, at 12:15 PM  

  • E nós aqui escrevendo poemas pra Plutão...

    By Blogger Geraldo, at 2:43 PM  

  • E nós aqui.

    By Anonymous Anônimo, at 5:57 PM  

  • stou afogando cada vez mais no que não entendo e o que não me deslumbra. Fiquei sabendo que estava doente. Não pude ligar porque estava muito tarde da noite. Fins de semana sem bonitinhas ou os Ursus são incompletos.

    Abraços mil

    By Blogger gustavo.assano, at 12:35 AM  

  • Sim, Ana, a gente responde com ficção.

    E cada vez mais sinto necessidade de levantar essa bandeira. Num mundo onde cada vez mais impera os reality shows, o jornalismo sensacionalista e o "mínimo esforço", o artista tem de manter seu compromisso com a criação.

    Ao meu ver, a ficção é a única forma de ampliar o universo, dando alternativas que, por sua irrealidade, estimulam a reflexão dos valores da sociedade, num nível mais profundo do que o discurso político e o panfletário.

    Recentemente escrevi um artigo mais ou menos sobre isso no Portal Literal. Acusando principalmente o cinema dessa preguiça criativa (porque nisso, o cinema brasileiro está bem mais acomodado).

    E me dá pânico ver gente de literatura questionando a validade da ficção. Já existe tanto escritor aí que nem mesmo escreve (vide a praga de "micro-contos"), agora terão ficcionistas que fazem reality show?

    Não leve a mal. Acho que não nos conhecemos. Mas estava dando uma olhada no seu trabalho, gostei muito do que escreve e me senti instigado a debater esse assunto com você.

    Sei que nem você nem o Galera estão levantando essa bandeira da "não-ficção", mas acho importante frisar, não deixar dúvidas quando à importância da ficção, e até mesmo do "fantástico".

    Beijos. E parabéns pelo PAC.

    santiagonazarian@gmail.com

    By Blogger Santiago Nazarian, at 11:05 PM  

Postar um comentário

<< Home